O Significado da Velhice e da Experiência de Envelhecer

Existem certas palavras e pensamentos que servem para todas as pessoas, elas tocam nosso coração independente da religião. Você pode ser católico e ouvir um evangélico falando coisas sobre a vida e refletir imensamente, e vice-versa.

Acho que esse é o efeito das palavras do Padre Fábio de Melo nesse vídeo, elas são universais e capazes de tocar qualquer coração. Afinal, elas tratam de um assunto comum a qualquer pessoa, a velhice. Ou melhor ele discute a nossa “inutilidade”.

A ideia de envelhecer aflige mulheres e homens modernos, muito mais do que afligia nossos antepassados. No início do século 20, a expectativa de vida ao nascer nos países da Europa mais desenvolvida não passava dos 40 anos. Que sentido haveria em pensar na velhice quando a probabilidade de morrer jovem era tão alta? Seria como hoje preocupar-nos com a vida aos cem anos de idade, que pouquíssimos conhecerão.

Os que estão vivos agora têm boa chance de passar dos 80. Se assim for, é preciso sabedoria para aceitar que nossos atributos se modificam com o passar dos anos. Ainda que maldigamos o envelhecimento, é ele que nos traz a aceitação das ambiguidades, das diferenças, do contraditório e abre espaço para uma diversidade de experiências com as quais nem sonhávamos anteriormente.

Sobre a velhice e o amor

A velhice é o tempo em que passa a utilidade e aí fica somente o significado da pessoa. É o momento que a gente se purifica. É o momento que a gente vai tendo a oportunidade de saber quem nos ama de verdade. Porque só nos ama pra ficar até o fim aquele que, depois da nossa utilidade, descobriu o nosso significado.

É por isso que sempre rezo para envelhecer ao lado de quem me ama. Para poder ter a tranqüilidade de não ser útil, mas ao mesmo tempo não perder o valor. Se você quiser saber se alguém te ama de verdade, é só identificar se ele seria capaz de tolerar a sua inutilidade. Quer saber se você ama alguém? Pergunte a si mesmo, quem nesta vida que pode ficar inútil pra você sem que você sinta o desejo de jogá-lo fora. E é assim que nós descobrimos o significado do amor…

Vale pena conferir. E cuidado para não chorar!