Salmo 1

O salmo de hoje fala de escolhas. O salmo 1 nos desperta um dilema humano: o desafio de escolher ou não o caminho dos justos.

Ele traz uma série de conselhos e nos mostra que a verdadeira sabedoria é firmada sobre o conhecimento da palavra de Deus.

O texto nos mostra como os dois caminhos nos levam a dois desfechos bem diferentes: o justo é direcionado por Deus, busca boas companhias, gosta do estudo bíblico, apresenta-se diante de Deus para agradá-lo. O ímpio é superficial, zombador, carnal, vive pecando, é sem direção, perdido, sofrido pelas tempestades da vida.

O caminho do justo deve ser inteiramente entregue a Deus, conhecendo sua Palavra e dela tirando bons conselhos. Seu futuro depende das decisões que você toma hoje, por isso escolha o tipo de pessoa que você quer ser.

Salmo 1:1-6

1. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

2. Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.

3. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.

4. Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.

5. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;

6. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.